quinta-feira, 28 de maio de 2009

AULA DE CIÊNCIAS



MONTAR UM VULCÃO ...




NA AULA DE CIÊNCIAS APRENDEMOS SOBRE A ATIVIDADE DE UM VULCÃO ... NA INFORMÁTICA PESQUISAMOS SOBRE O ASSUNTO. O QUE ESTUDAMOS:






VULCÃO É UMA ESTRUTURA GEOLÓGICA CRIADA QUANDO O MAGMA, GASES E PARTÍCULAS QUENTES (COMO CINZAS) ESCAPAM PARA A SUPERFÍCIE TERRESTRE. ELES EJECTAM ALTAS QUANTIDADES DE POEIRA, GASES E AEROSSÓIS NA ATMOSFERA, PODENDO CAUSAR RESFRIAMENTO CLIMÁTICO TEMPORÁRIO. SÃO FREQUENTEMENTE CONSIDERADOS CAUSADORES DE POLUIÇÃO NATURAL. TIPICAMENTE, OS VULCÕES APRESENTAM FORMATO CÓNICO E MONTANHOSO.
A ERUPÇÃO DE UM VULCÃO PODE RESULTAR NUM GRAVE
DESASTRE NATURAL, POR VEZES DE CONSEQUÊNCIAS PLANETÁRIAS. ASSIM COMO OUTROS DESASTRES DESSA NATUREZA, AS ERUPÇÕES SÃO IMPREVISÍVEIS E CAUSAM DANOS INDISCRIMINADOS. ENTRE OUTRAS COISAS, TENDEM A DESVALORIZAR OS IMÓVEIS LOCALIZADOS EM SUAS VIZINHANÇAS, PREJUDICAR O TURISMO E CONSUMIR A RENDA PÚBLICA E PRIVADA EM RECONSTRUÇÕES. NA TERRA, OS VULCÕES TENDEM FORMAR-SE JUNTO DAS MARGENS DAS PLACAS TECTÓNICAS. NO ENTANTO, EXISTEM EXCEPÇÕES QUANDO OS VULCÕES OCORREM EM ZONAS CHAMADAS DE HOT SPOTS (PONTOS QUENTES). POR OUTRO LADO, OS ARREDORES DE VULCÕES, FORMADOS DE LAVA ARREFECIDA, TENDEM A SER COMPOSTOS DE SOLOS BASTANTE FÉRTEIS PARA A AGRICULTURA.
A PALAVRA "VULCÃO" DERIVA DO NOME DO DEUS DO FOGO NA
MITOLOGIA ROMANA VULCANO. A CIÊNCIA QUE ESTUDA OS VULCÕES DESIGNA-SE POR VULCANOLOGIA.
NO NOSSO EXPERIMENTO, USAMOS: FERMENTO EM PÓ, VINAGRE E ARGILA.COM A ARGILA MONTAMOS NOSSO VULCÃO. O FERMENTO E O VINAGRE DERAM AÇÃO À NOSSA EXPERIÊNCIA, SIMBOLIZARAM A ERUPÇÃO DE UM VULCÃO.

PORQUE O FERMENTO BORBULHOU ???

MISTURANDO BICARBONATO DE SÓDIO (UMA BASE) E VINAGRE (UM ÁCIDO), OBTEVE UMA REAÇÃO BORBULHANTE. A SOLUÇÃO COMEÇA A REAGIR PARA PRODUZIR BOLHAS DE DIÓXIDO DE CARBONO. O FERMENTO EM PÓ DE AÇÃO ÚNICA PRODUZ TODAS ESSAS BOLHAS QUANDO EM CONTATO COM O VINAGRE. O FERMENTO EM PÓ DE AÇÃO DUPLA PRODUZ BOLHAS NOVAMENTE QUANDO ESQUENTA. SE VOCÊ MESMO QUISER TESTAR OUTRA FORMA DE COMO FUNCIONA O FERMENTO EM PÓ, APENAS MISTURE UMA COLHER DELE EM ÁGUA QUENTE. CONTANTO QUE O FERMENTO EM PÓ SEJA FRESCO, VOCÊ VERÁ A REAÇÃO. O BICARBONATO DE SÓDIO, TAMBÉM CONHECIDO COMO FERMENTO EM PÓ, TEM A FÓRMULA QUÍMICA.MUITAS RECEITAS DIZEM APENAS BICARBONATO DE SÓDIO EM VEZ DE FERMENTO EM PÓ. GERALMENTE, ESTAS RECEITAS USAM ALGUM TIPO DE ÁCIDO LÍQUIDO COMO LEITELHO OU IOGURTE PARA REAGIR COM O BICARBONATO DE SÓDIO PARA PRODUZIR AS BOLHAS. A RAZÃO PELA QUAL AS PESSOAS GERALMENTE PREFEREM O FERMENTO À LEVEDURA É PORQUE ESTA DEMORA MUITO, DE 2 A 3 HORAS, PARA PRODUZIR AS BOLHAS. O FERMENTO EM PÓ É INSTANTÂNEO E VOCÊ PODE PREPARAR UMA MASSA DE BISCOITO E COMÊ-LOS DEPOIS DE 15 MINUTOS. AGORA QUE VOCÊ SABE COMO FUNCIONA O FERMENTO EM PÓ, PODE ENTENDER DUAS COISAS QUE GERALMENTE APARECEM NAS RECEITAS. ALGUMAS RECEITAS PEDEM PARA MISTURAR TODOS OS INGREDIENTES SECOS E DEPOIS ACRESCENTAR O LÍQUIDO. ISTO EVITA QUE O FERMENTO EM PÓ REAJA ANTES DO FINAL DO PROCESSO DE MISTURA. ALGUMAS RECEITAS PEDEM PARA MISTURAR LEVEMENTE ATÉ QUE OS INGREDIENTES ESTEJAM TODOS UMEDECIDOS. ISSO MINIMIZA A SAÍDA DE GÁS DA MASSA. SE VOCÊ FOR MISTURAR POR MUITO TEMPO, A REAÇÃO TERMINA E AS BOLHAS ESCAPAM.

*LINKS PARA PESQUISAR ...

Como funciona o pão
Como funciona o pão sovado






2 comentários:

Emily e Andy disse...

professora eu te amo muito mais do que o coração espero que voce e sua familia sejam felizes muito mais do que o coração de voces gostei muito de estar aqui com voces beijão
voce e linda ate morrer 2 coraçoes apaixonado thau.

Prô Rirela disse...

Olá! Vim agradecer o comentário que vc deixou lá no meu blog (já faz uns dias rsss), mas como todo professor ando só na correria. Beijos!